Workshop: Design Empático – Além do Design Thinking

07/01/2021 | Por: PontoGet


Workshop de Design Empático para equipes inovadoras e criativas

Entenda como o Design Thinking evoluiu ao logo do tempo e porque a sua equipe precisa seguir essas mudanças, colocando o cliente no centro do processo criativo.


O Design Thinking tem se tornado uma abordagem cada vez mais popular entre as empresas. Entretanto, quando algo se torna popular, muito da sua essência se perde.

Diversos lideres acreditam que aplicar técnicas, ferramentas ou processos utilizados pelos especialistas em Design Thinking será o suficiente para revolucionar uma empresa e salvar um negócio tradicional.

Mas a verdade é que o Design Thinking não é uma metodologia para inovar. Trata-se de uma mudança de comportamento e de cultura organizacional. Esta mudança impacta profundamente a maneira com que os produtos são pensados, desenvolvidos e ofertados no mercado.

“Pensar como um designer pode transformar a forma como você desenvolve produtos, serviços e processos – e até mesmo a estratégia.”

[Tim Brown – CEO da IDEO]
[Autor do livro Design Thinking]

Há diversas inversões de mentalidade que precisamos aceitar, dentre elas, essas três são fundamentais:

  • 1. O “foco NO cliente” passa a ser o “foco DO cliente”.
  • 2. Um produto deixa de ser empurrado para o cliente para ser puxado por ele.
  • 3. O conceito de empatia deixa de ser visto como nossa capacidade de nos colocar no lugar do outro, para se tornar uma ideia central de criar algo para que o cliente tenha sucesso antes do sucesso do seu produto.

Existe regra muito famosa, conhecida como regra de ouro (regra áurea) ou também chamada de ética da reciprocidade que diz: Você deve tratar os outros como gostaria que fosse tratado.

Essa frase pode soar bem. É nobre, digna e justa (depende!).

Mas, pense de forma realmente empática. Será que a frase: Você deve tratar os outros como OS OUTROS GOSTARIAM de serem tratados.

Essa frase representa o pensamento central para o Design Empático. Aqui na PontoGet, batizamos essa frase de Regra de Diamante.

Imagine que seja possível aplicar ferramentas, técnicas e processos estruturados para inovar através da empatia.

Em nosso workshop, com 4 horas de duração, as pessoas do seu time vão conhecer, praticando, as mais importantes ferramentas para criar empatia com seus clientes.


  • Categoria: Workshop.
  • Dinâmica: 50% expositiva / 50% práticas e dinâmicas em grupo.
  • Indicado para: Executivos, Lideranças, Gestores, Equipes de projetos e demais colaboradores e funcionários.
  • Duração: 4 horas.
  • Carga horária: 4 horas.
  • Quantidade de encontros: 1 encontro.
  • Frequência: 1 evento.
  • Formato: Presencial ou Remoto Online.
  • Quantidade de participantes: entre 20 e 60 pessoas.

Conteúdo:

Dores a serem aliviadas:

  • 1. Os produtos e serviços que a minha empresa oferece são vistos como soluções comuns pelo mercado.
  • 2. Hoje eu dependo de preço baixo para garantir um bom volume de vendas. Meus clientes sentem que meu produto não vale o que eu acredito.
  • 3. Quando eu lanço um novo produto ou serviço, nunca tenho a certeza de que o mercado vai receber bem. Acabo investindo muito em publicidade e propaganda.

Alívio para as dores acima:

  • 1. Entenda como identificar quais são as necessidades reais do seu cliente que, muitas vezes, nem ele sabe identificar.
  • 2. Descubra o que cliente gostaria de ouvir ao invés do que você gostaria de falar para ele.
  • 3. Saiba aplicar técnicas e ferramentas que mudam o foco NO cliente para o foco DO cliente, através da empatia como estratégia de negócios.

Geradores de ganhos:

  • 1. Entregue exatamente o valor esperado pelo cliente, eliminando tudo aquilo que gera custo para sua empresa e não produz valor para o cliente.
  • 2. Compreenda do real significado do conceito Job To Be Done e como isso pode mudar o seu negócio.
  • 3. Desenvolva experimentos de baixo risco e protótipos de testes antes lançar um produto de alto custo.

Este programa inclui:

  • Apresentação em PDF sobre o evento.

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